quinta-feira, 9 de junho de 2011

A importância do uso do protetor solar

A IMPORTÂNCIA DO USO DE PROTETOR SOLAR


Eu confesso não ter o costume de usar o protetor solar "mesmo em dias nublados". No verão até me esforço. Mas meu hidratante já não tem FPS (fator de proteção solar) suficiente? Quais as diferenças entre fatores, protetores e bloqueadores?



O filtro solar (também conhecido como protetor solar) é um produto  que ajuda a proteger a pele da radiação ultravioleta do sol, o que reduz as queimaduras solares  e outros danos à pele, intimamente ligado ao risco de câncer de pele.
Além dos prejuízos puramente estéticos, a exposição solar prolongada e de maneira inadequada pode causar câncer. O câncer de pele é considerado o tumor de maior incidência no Brasil. Por isso, os cuidados com a pele devem começar na infância, a partir dos seis meses ( não me lembro de ter sido cobrado na minha infância para usar protetores solares, voce se lembra?). O uso diário de protetor pode reduzir em até 85% as chances de desenvolver a doença.
Segundo pesquisa de hábitos e atitudes realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – ABIHPEC – os protetores solares têm índices de consumo no mercado brasileiro bastante baixos em relação ao seu público alvo, ficando em torno de 32%.
Para entendermos corretamente como o protetor solar vai nos auxiliar, temos que começar entendendo sobre raios solares e sua composição.
O espectro solar é composto por uma série de radiações, quase todas podem atuar de forma benéfica, porém, quando a quantidade de energia absorvida é superior à dose tolerável, os riscos são inevitáveis. As principais radiações solares são:


  • Raios infravermelhos – Responsáveis pela sensação de calor e desidratação da pele durante a exposição ao sol;
  • UV-A – Bronzeiam superficialmente, porém, contribui para o envelhecimento precoce da pele, induzido pela exposição solar prolongada;
  • UV-B – São consideradas mais lesivas que as radiações UV-A. Em excesso, causam eritema (queimadura solar), envelhecimento precoce e câncer de pele, atingindo, principalmente, pessoas de pele clara;
  • UV-C – São absorvidas pelas camadas mais altas da atmosfera e estratosfera e, raramente, atingem a superfície terrestre. São bastante prejudiciais, não estimulam o bronzeamento e causam queimaduras solares e câncer.

Como nosso organismo se defende dos Raios solares:


O bronzeamento é uma defesa contra as radiações solares, que estimulam o organismo a produzir melanina, um pigmento natural da pele, reduzindo, com isso, a penetração das radiações UV-A e UV-B. Nos primeiros dias de exposição ao sol, o mecanismo de produção de melanina começa a ser ativado. Neste período, devem ser utilizados protetores solares com fatores de proteção mais elevados, pois eles atuarão de forma similar à melanina, filtrando os raios UV-A e UV-B.
Queimaduras, sensações de ardor e inchaços são comuns quando ocorre exposição indevida ao sol. A escolha adequada do FPS, para cada tipo de pele, é de fundamental importância. Peles mais sensíveis necessitam de um fator de proteção maior. Um produto com FPS 8, por exemplo, permite a exposição da pele ao sol por um período 8 vezes maior do que seria permitido sem a sua utilização. Contudo, isto não significa dizer que o usuário estará livre de queimaduras, pois, passado esse tempo, a pele sofrerá danos, como se nenhum produto tivesse sido utilizado.
O Fator de Proteção Solar (FPS) está diretamente relacionado à quantidade e à natureza dos filtros solares utilizados na elaboração do produto. Quanto maior o valor do FPS, maior será o nível de proteção. Para escolher o FPS compatível a um determinado tipo de pele, não se deve levar em consideração as partes do corpo mais expostas ao sol, como braços ou rosto, pois tais regiões estão em contato direto e constante com o sol e, portanto, respondem de forma diferente aos seus efeitos.

Filtro Solar

Os filtros solares devem ser utilizados diariamente. Há muitos produtos cosméticos disponíveis que já contém filtros solares em sua composição, pois além de tudo, a proteção solar é a principal forma de prevenir o envelhecimento prematuro e de permitir que a pele danificada possa se reparar.


Características do protetor ideal:
Na hora da escolha do seu produto, preste atenção em algumas características desejáveis em seu protetor:
  • Anti UVA e UVB: filtros que protegem tanto contra os raios ultravioleta A e ultravioleta B.
  • Hipoalergênico: utiliza substâncias que geralmente não provocam alergias.
  • Livre de PABA ou “PABA Free”: filtros que não contém a substância PABA, que tem alto poder de causar alergias.
  • Livre de óleo ou “oil free”: filtros cujos veículos não contêm substâncias oleosas. São os mais indicados para pessoas de pele oleosa ou com tendência à formação de cravos e espinhas.
  • Não comedogênico: filtros que não obstruem os poros, evitando assim a formação de cravos. São também indicados para pessoas de pele oleosa e com tendência à formação de cravos e espinhas.
Algumas perguntas freqüentes no dia a dia de um consultório:

  • Como sei por quantas horas estarei protegido pelo protetor?
Por exemplo, se você fica vermelha a partir de 10 minutos de exposição solar, com o uso do protetor FPS 15 ficará protegida por 150 minutos (ou seja, 15 vezes os 10 minutos), o que equivale a cerca de duas horas e meia.
Outro exemplo: uma pessoa que se queimaria depois de 12 minutos no sol, se protegida por um filtro solar FPS10 (10 vezes mais proteção), estende o prazo para 120 minutos (2 horas).

  • Qual a quantidade do produto devo usar?
A quantidade ideal é de dois miligramas de protetor por centímetro quadrado. Essa definição é bem exata e pouco prática. Mas via de regra devemos imaginar para um adulto de 1,70m, com peso entre 60 e 70 kg, o seguinte esquema:
- Rosto e pescoço: 1 colher de chá;
- Tronco: 1 colher de sopa para a parte da frente e outra, para a parte de trás;
- Braços: 1 colher de sopa para ambos;
- Pernas: 1 colher de sopa para ambas.



  • Qual a diferença entre protetor e bloqueador solar?
    O bloqueador é um produto mais “potente” e, por isso, geralmente mais espesso, indicado para pessoas com a cútis mais sensível ou com algum tipo de doença de pele.

  • O que significa o número do fator de proteção solar, o FPS?
    Ele sinaliza quantas vezes mais a pele receberá proteção extra após a aplicação do produto.
Hoje temos versões de filtros protetores com FPS alto e com base

  • É verdade que acima do FPS 30 não existe diferença entre os fatores de proteção?
    De fato a diferença é pequena, mas existe. Um fotoprotetor com FPS 15 protege a pele contra cerca de 92% da radiação UVB, o FPS 30, 96% e o FPS60, 98%.

  • Todos os produtos protegem contra os raios UVA e UVB?
    Uma das coisas que diferencia um fotoprotetor de boa qualidade de um de qualidade inferior é a proteção contra radiação ultravioleta A (UVA). Os bons filtros têm fator de proteção contra UVA mais amplo, geralmente declarado na embalagem com as siglas PPD/IPD. O mais prático, segundo os médicos, é procurar nas embalagens a seguinte frase “proteção solar máxima UVA/UVB.
 
Sempre tive a impressão que protetor solar deixa aquele cheiro "de praia", ou a pele grudenta (como a maioria dos corporais nacionais). Encontrei um da Nívea-Sun Light Feeling, maravilhoso!  Tem rápida absorção, não deixa a pele brilhando, nem oleosa (é suave, oil free). Ideal para ser usado antes da maquiagem (ou sem ela, como preferir). Custa em média R$ 27,00, com o FPS 30.
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário